domingo, 25 de outubro de 2015

Resenha ♥ A Arte de Ser Normal

Um garoto que sonha em ser uma garota!

Nome: A arte de ser normal
Autor(a): Lisa Williamson
Editora: Rocco
Páginas: 382
Ano: 2015

Sinopse: David Piper tem 14 anos e um desejo: “Quero ser uma menina”. Mas este é um segredo que ele compartilha apenas com Essie e Felix, seus únicos amigos, pelo menos até a chegada de Leo Danton à escola Parque Éden. Apesar de muito diferentes e cada um guardando um segredo próprio, David e Leo iniciam uma profunda amizade, que é a base do elogiado romance de estreia da atriz e escritora britânica Lisa Williamson. Com diálogos engraçados e relatando situações cotidianas na vida de adolescentes, a autora consegue abordar a delicada e muito atual questão da identidade de gênero de maneira leve e nada apelativa, numa narrativa que conquista o leitor da primeira à última linha.


Minha Opinião...
Como esse livro aborda um assunto muito polêmico, não sabia o que espera. Por isso ele me surpreendeu, com a sua delicadeza  em fala da mudança de gênero.
Tenho que deixa bem claro, o autor abordou o tema com delicadeza, mas não a historia. Eu ri, chorei, fiquei com raiva e me angustiei. Enfim, apesar da montanha-russa de sentimentos, foi um livro lindo de se ler.

A arte de ser normal é sobre dois garotos  adolescentes que moram na Inglaterra, o David Piper e o Leo Denton: temos David, que tem 14 anos e está começando a lutar com a sua identidade de gênero e tentando encontra uma forma de contar para os seus pais, que não é gay, ele só quer ser uma garota! Rsrsrsrs.
Quando tinha 8 anos a professora do David deu uma tarefa para a sua turma. O que eles queriam ser quando crescesse. Enquanto os seus colegas respondia que queriam ser primeiro-ministro e jogador de futebol, ele falou para a turma toda: "Quero ser uma menina". Não preciso nem disser que a vida dele na escola se tornou um inferno, depois disso.

 E temos o Leo, que é um garoto novo no colégio que chegou em circunstancias muito misteriosas. Ele não quer fazer amizade com ninguém na escola nova e não leva desaforo para casa. E as vidas desse dois garotos colidem e os segredos que eles guardam então começam a vir á tona. Nossa!!! tem segredos surpreendentes. Eu nunca teria desconfiado que ele... (não vou falar!) Rsrsrsr


No inicio, não gostei muito do Leo, achei o personagem desnecessário na historia. Ele era mais um personagem secundário na minha opinião. Mas depois que a historia vai se desenrolando, e os segredos vão sendo revelados, você percebe que ele vai se tornado uma das peças centrais do livro. Não posso esquecer de fala, que mesmo os dois sendo de classes sociais diferentes se tornam bons amigos. 

A Arte de Ser Normal também é um livro sobre o primeiro amo, sobre como enfrentar o bullyingamizade verdadeira e como é se sentir sozinho no meio de uma multidão de gente.
Uma das maiores alegrias desse livro foi testemunha o apoio, que os dois recebem da família. 
Somente o final que deixou a desejar, ele não foi conclusivo, parecia mais um gancho para uma continuação ( se tiver continuação vou ficar muito feliz).


30 comentários:

  1. Oii Kênya, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ultimamente tenho evitado me interessar por mais livros devido a minha extensa lista de leituras que a cada dia só cresce, mas assim que li a sinopse e vi sobre o que se tratava fiquei bastante curiosa, pois é um tema que vira e mexe eu vejo na faculdade e, pensei "é um livro que preciso ler!".
    Sem falar que você já me deixou super curiosa com esse suspense todo que fez sobre o segredo do Leo! Já fiz várias especulações! Tenho que ler!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniele!
      Eu te entendo muito bem, a minha lista está gigante.
      Eu estava indo a falência de tanto comprar livros. Por isso tem dois meses que não compro nenhum! Mas não estou aguentando mais, vou ter que comprar pelo menos um livro até a black friday.
      Beijokas!

      Excluir
  2. Um livro diferente para se por na lista, nunca li nada sobre identidade de gênero, talvez esses assuntos ainda estejam em crescimento no mercado literário, mas como você disse que a linguagem é leve eu me interesse e também porque eu adoro essa montanha-russa de sentimentos que você sitou.
    Adorei, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara!
      Esse foi o primeiro livro do gênero que eu li.

      Excluir
  3. Oi Kênia !!! Tudo bem ?? Estava com saudades de seus posts hehe
    Adorei a história deste livro polêmico !! Mais um pra minha lista !!
    Bjim linda

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro, mas já o vi no skoob ;)
    Depois da sua resenha, vou adicioná-lo a lista haha

    Beijinhos, flor ;)
    http://sankasbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thay! Tudo bem com você?
      Fiquei muito feliz, que a minha resenha tenha te ajudado a se decidir.
      Beijokas!

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro!! Vou ler para conhece-lo melhor
    Amei o seu blog!!
    Estou seguindo o seu blog e sua Fan Page
    Esse é o meu Instagran: @luanacarvalhoi te retribuo lá
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa!!!
      Sempre comemoro, quando consigo figar um seguidor novo.

      Excluir
  6. Olá, Kenia.
    Eu vi esse livro esses dias em um outro blog e eu achava que ele era de autoajuda por causa do nome e da capa. Quero ler ele, adoro livros polêmicos e fiquei imaginando que segredos seriam esses hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrssrsrsrs
      Quando eu li o titulo para a minha mãe, ela riu muito de mim.
      Ela também pensou que era um livro de autoajuda.

      Excluir
  7. Gostei muito do tema do livro, bem atual.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Não conhecia "A arte de ser normal", mas adorei a premissa deste livro.
    Achei o enredo demais, ainda mais falando da identidade de gênero,pois o assunto está sendo bem discutido na mídia, inclusive nas minhas aulas de sociologia. Além de ser um possível tema nos vestibulares.

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  9. eu não conhecia esse, mas me parece bom.
    bjas lindona
    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Nossa, pelo nome eu nunca iria saber que o livro trata de um assunto polêmico!
    Adorei conhecer mais sobre a história!

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    adorei seu blog!!!
    Gosto muito dos assuntos que discutem questões de gêneros...
    Bom saber desse livro!!!
    Ótima dica ;)
    Seguindo seu blog...
    se puder segue o meu? :D
    bjs

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que legal o seu blog amei o Layout <3
    Nunca tinha visto esse livro achei bem interessante ótima resenha, Lindo post <3
    Meu blog: www.kiyomimatsui.blogspot.com
    Espero que goste do meu cantinho também ^^

    ResponderExcluir
  13. Kenya, muito obrigada pela visita!!!
    Super feliz!!! Obrigada por estar seguindo!!!
    :D
    Mais feliz que gostou do meu post! haha Então entendemos nosso amor pelos anjinhos!!!!
    :D

    Em breve terá mais posts
    bjoooooos
    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kenya ♥
    Eu não conhecia esse livro, o título e a capa já me chamaram a atenção, e a sua resenha também! Acho que irei gostar de ler, amo livros que mexem com os meus sentimentos.
    Beijos.

    http://www.claramenteinsana.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duane!
      Sempre fico muito feliz, quando leio um elogio ou uma critica construtiva da minha resenha.
      Beijokas!

      Excluir
  15. Já me apaixonei pela temática. Muito importante de ser discutida e em um livro literário faz ser ainda mais incrível. Me interessei muito pela leitura!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    O livro parece ser bem interessante e com um tema bem atual.
    Adorei a sua resenha e com certeza nos deixou com vontade de conhecer mais a fundo a história David.
    Adorei o seu blog. Também sou uma viciada em livros.
    Estou seguindo o blog.
    Se puder venha fazer uma visitinha ao meu blog.
    http://marcia-pimentel.blogspot.com.br
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia!
      O tema do livro é bem atual mesmo.
      Dei uma passadinha no seu blog e estou ansiosa para ler o seu livro.

      Excluir
  17. Oie,
    o livro parece ser interessante, mas não sei se iria gostar da história em si.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      Também tinha um pé atrás a respeito desse livro, mas resolvi ariscar e não me decepcionei. A autora conseguiu aborda o tema de uma forma delicada e linda.
      Beijokas!

      Excluir
  18. Oi, Kenya!
    Adorei a sua resenha, dei muitas risadas com ela!
    Gosto muito dos assuntos que discutem questões de gêneros...
    Bom saber desse livro!!!
    Ótima dica ;)

    ResponderExcluir
  19. Nossa! não conhecia o livro e achei bem interessante!
    Lembrei bastante de um documentário, que inclusive vai virar reality show agora, da Jazz, uma menina transgênera que já sabia que queria ser menina desde os 3 anos, bemmmm polêmico e complicado, não? mas a família tira tudo numa boa, acredito que assim que tem ser. Vou procurar o livro e com certeza vai entrar na minha lista do Skoob haha

    Parabéns pelo post e pelo blog, adorei a resenha!

    Estou seguinho!
    Beijinhossss, Mundo de lua

    ResponderExcluir